Assuntos comunitários
Ulbra acolhe venezuelanos que chegam a Canoas
Universidade oferecerá uma série de projetos sociais para os imigrantes
Os 201 venezuelanos acolhidos pelo município e que desembarcaram no início da tarde desta quarta-feira, 12, em Canoas, foram recepcionados no apart hotel da rua Argentina, 938, local onde residirão nos próximos meses, por equipes da Prefeitura, voluntários e parceiros. Entre eles, a coordenadora de Extensão da Ulbra, Dalva Santana, o capelão do campus Canoas, pastor Mário Fukue, e a coordenadora adjunta do curso de Serviço Social, Maria Suzete Müller. A Universidade é parceira da administração municipal no amparo aos quase 400 imigrantes da Venezuela que ficarão alojados em Canoas - outros 96 chegam à cidade nesta sexta-feira, e, nos próximos dias, um grupo de mais 100 pessoas.
A parceria ficou definida em reunião realizada no início da semana entre a direção da Ulbra, coordenação de Extensão e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Canoas. "A Universidade é protagonista nas questões sociais e, com a quantidade de projetos que oferecemos, conseguiremos atender desde gestantes, crianças e até adultos", ressaltou a coordenadora de Extensão, Dalva Santana. A Ulbra deve oferecer aos venezuelanos projetos como curso de português para estrangeiros, orientação de carreira e ações voltadas para os cuidados com as crianças através de projetos de extensão como o Bebê e o seu Mundo. "Estamos realizando o mapeamento do perfil do público para definir as iniciativas que serão oferecidas", destacou a coordenadora.
Conforme Fukue, a Pastoral atuará, inicialmente, promovendo campanhas de alimentos e material de higiene e limpeza para repassar às famílias. "A ideia é que possamos mobilizar os cursos e os colaboradores nesta ação", explicou. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luísa Camargo, a parceria com a Ulbra é fundamental. "Já temos uma estreita relação com a Universidade, porque acreditamos que seu papel é transpor os muros e chegar até a comunidade, por isso procuramos a Instituição neste momento. É uma ótima experiência para os acadêmicos também terem contato com essa realidade", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes