Na prática
Medicina Veterinária presta atendimento na Expointer
Estudantes do curso estão de plantão na feira até o dia 2 de setembro
Curiosas, as colegas do 7º semestre do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Mirian Martinez, Vitória Corrêa, Jenifer Lazzarin e Rafaela Hellfeldt, percorriam a 41ª Expointer no final da manhã desta terça-feira, 28, atentas ao comportamento e às características dos animais expostos na feira agropecuária. Elas integram um grupo de 50 estudantes de graduação e uma de pós-graduação que, até o próximo domingo, 2, se revezam em plantões de 12 horas prestando atendimento clínico aos animais do evento.
O espaço da Ulbra na Expointer, localizado junto ao portão 8, já é tradicional, e o momento muito aguardado pelos alunos do curso. "Aqui temos a oportunidade de linkar a teoria aprendida em sala de aula com a prática. Vemos o manejo em animais de grande porte", concordaram as colegas estreantes no projeto.
Um dos três professores orientadores do grupo nos atendimentos, Jean Soares, considera a participação um momento importante da formação acadêmica. "Aqui, na prática, eles aprendem a identificar raças e características dos animais, têm contato com os criadores, além de ser um networking para esses futuros profissionais que irão se colocar no mercado", explica. Em uma tenda instalada pela Universidade com dois contêineres, os estudantes atendem durante a feira, em especial, bovinos e ovinos.
"Todos os animais que entram no parque passam por uma inspeção e estão em plenas condições de saúde. Atendemos as intercorrências que ocorrem durante o evento", explica. Neste ano, para divulgar o trabalho da Ulbra, os acadêmicos têm percorrido a feira vestindo moletom ou macacão do curso e conversado com os criadores. "Também estamos divulgando a farmácia que disponibilizamos no nosso contêiner com medicamentos que podem ser adquiridos pelos criadores para os animais", completa o docente.
Graduada em 2015 em Medicina Veterinária pela Ulbra, a residente Roberta Reis conta que, desde 2013, integra o grupo da Universidade na Expointer. Neste ano, a participação tem um gosto diferente. "Já vim muitas vezes como aluna e agora como profissional, e é muito bom retornar. Oferecemos uma estrutura muito boa e é uma ótima forma de divulgar a Universidade", opinou.
As colegas Eduarda Brito Pereira, do 7º semestre, e Nathália Stein, do 8ª, participam pela segunda vez da ação, motivadas pela experiência que adquirem. "No dia a dia na Universidade temos contato mais com animais de pequeno porte, como gatos e cachorros. A Expointer é válida por estarmos próximas de outros animais", completam as acadêmicas.
Além do espaço para atendimento clínico, o curso de Medicina Veterinária também integrou a programação do 1º Seminário do Queijo Artesanal, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 28. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial. A Expointer segue até o próximo domingo, 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras