Ano que vem tem mais!
19º Semana do Bebê mobiliza 2.500 pessoas em Canela
A programação contou com diversas palestras e workshops
A 19° edição da Semana do Bebê de Canela encerrou suas atividades no domingo, 20 de maio, com uma passeata dos bebês, seguida de um pocket show musical da Cia Lúcida. Mais de 2,5 mil pessoas participaram de atividades como palestras, debates e oficinas. O evento é promovido pela Ulbra Canoas e pela Prefeitura de Canela e, na edição deste ano, teve como patrono o vice-reitor da Universidade, Ricardo Rieth.
A Universidade Luterana do Brasil integrou a programação através de projetos de extensão comunitária, como o Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE). O coordenador do projeto, professor Ivan Basegio, junto com outros docentes e estudantes da Instituição, ministraram no sábado, 19, a oficina Atividades Psicomotoras de Estimulação para Crianças. O workshop ocorreu na Escola Infantil Alice Wortmann e contou com a participação de cerca 40 das alunos das turmas do Jardim I e II.
Cuidar de quem cuida dos bebês
De acordo com a coordenadora de extensão da Ulbra Canoas, Dalva Santana, a participação da Ulbra em eventos como esse é relevante para a conscientização da comunidade em relação ao tema. "A programação da Semana foi pensada de uma forma pedagógica para mostrar para as pessoas que cuidar dos bebês é muito importante", comenta.
A edição deste ano também tratou sobre a importância de se preocupar com quem cuida dos bebês. "Nós inovamos fazendo uma palestra para cerca de 100 pais de uma escola de educação infantil com essa perspectiva dos cuidados para quem cuida dos bebês. Isso foi um diferencial que atraiu bastante o público nesta 19° Semana do Bebê", explica a professora Aline Vivian, organizadora do evento desde 2017. Além das oficinas realizadas com a comunidade, também foram promovidas atividades sobre gravidez na adolescência e sexualidade e drogadição, trabalhando a prevenção e a promoção da saúde com adolescentes nas escolas do município.
A Semana do Bebê é um projeto de extensão comunitária criado pela Universidade no ano 2000. De acordo com a professora Aline Vivian, o objetivo do evento é realizar ações de promoção da saúde, física e mental, na primeira infância, em conjunto com a família e a comunidade. "Nós trabalhamos na prevenção desde a gestação, passando pelo desenvolvimento do bebê em cada etapa posterior do ciclo vital", explica.
Premiações
No sábado, 19 de maio, ocorreu a apresentação e o resultado da premiação da sessão de pôsteres da Semana. O Seminário Internacional aceitou trabalhos de alunos, professores e profissionais nos seguintes formatos: pesquisa; relato de caso; relato de experiência e revisão de literatura.
Na abertura oficial, o patrono do evento, Ricardo Rieth, destacou que a participação da Universidade no evento leva o aluno e o professor a atuar dentro da comunidade. "Isso aproxima o nosso estudante com a realidade dos mais diferentes tipos de público, e também atrai as pessoas para dentro do universo acadêmico", destacou.
Aline Vivian conta que as professoras se engajaram muito no Seminário e se sentiram amparadas ao falarem da possibilidade dos cuidados que devem ter com as crianças pequenas, já que elas exigem muito do profissional. "O Seminário Internacional tem esse momento acadêmico, em que a população vai até o evento e os alunos e professores apresentam os pôsteres que criaram com a temática. Além disso, serve também para qualificar o currículo e mostrar os assuntos que vêm sendo trabalhados por eles ligados à primeira infância, gestação e a saúde materno-infantil", finaliza.
Confira os trabalhos vencedores do Seminário Internacional:
1° lugar na categoria Pesquisa:
Autores: Beatriz Junqueira Pereira Paim, Rosane Paim, Fernanda Lima, Bruna Souza e Natália Ferreira
1° lugar na categoria Relato de caso
Autores: Ana Paula da Costa Diogo, Letícia Maria de Lima Pessoa, Júlia Borghetti, Laís Rizzo e Micol Muneroli
1° lugar na categoria Revisão de literatura
Relação entre o tabagismo na gravidez e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Autores: Thiago Nuernberg Moraes, Matheus Galoni Pedrosa, Eduardo Henry Spezzato e Laetitia de Moraes Trindade
1° lugar na categoria Relato de experiência/intervenção
Autoras: Cinthia Costa Silveira Azevedo e Aline Groff Vivian
Menção honrosa
Brincando com bebês e suas mães: experiências no projeto brincando e aprendendo
Autoras: Eduarda Lazzarin Leal, Bruna Fernandez da Silva, Rhaira Correa, Carmen Esther Rieth e Simone Moreira dos Santos
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes