Literatura
Docente do curso de Medicina da Ulbra publica livro de crônicas
Autor aborda memória afetiva sobre bairro porto-alegrense
Docente do curso de Medicina da Ulbra, o professor Roberto Pelegrini Coral promove o lançamento do seu primeiro livro de Crônicas, intitulado Coral Canta a Grande Tristeza (AGE Editora, 112 páginas, R$ 35,00), nesta terça-feira, 15 de maio, às 18h, no Centro-Histórico Cultural Santa Casa (Av. Indepedência, 75, Porto Alegre/RS).
A obra reúne uma série de textos assinados pelo autor e originalmente publicados no encarte especial do jornal Zero-Hora, chamado ZH Zona Sul. Em forma de crônica, o médico e escritor resgata suas memórias afetivas sobre o bairro Tristeza, região da Capital gaúcha onde reside desde o começo dos anos de 1960. "O nome do meu livro é inspirado em um poema de Casemiro de Abreu onde ele diz que todos cantam sua terra. Eu decidi cantar também, pois desde 1961 moro no mesmo bairro e sua história se confunde com a minha e de meus familiares", revela o educador, que leciona a disciplina de Cirurgia Digestiva na Universidade.
Conforme o cronista, a ideia surgiu após uma reunião de ex-colegas do ensino médio. Após receber alguns elogios por alguns materiais divulgados em redes sociais, tomou coragem e decidiu enveredar pela literatura. Combinados a 15 ilustrações da artista gráfica Elisabete Laky Gatti, os textos passeiam por uma cidade que já não existe mais e mostra como era viver em POA entre os anos de 1970 e 1980. "Não fico restrito ao meu bairro, também falo um pouco do Bom Fim, do Centro Histórico, regiões pelas quais passei bons momentos de minha adolescência e começo de vida adulta", garante Roberto, que tem sua estreia literária comentada pelo colega médico J.J Camargo já na orelha do livro.
Roberto Pelegrini Coral nasceu em Meleiro, Santa Catarina. Aos seis anos de idade veio morar na Cidade Baixa, bairro boêmio da Porto Alegre de então, e após três anos foi para a Tristeza, na época um bairro bucólico e interiorano. Fez o Ginásio e Científico no Colégio Estadual Padre Reus. Graduou-se bacharel pela antiga Faculdade Católica de Medicina, hoje UFCSPA. É mestre e doutor em Gastrenterologia pela UFRGS. Atualmente, dirige o Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e leciona na Universidade Luterana do Brasil.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes