Em Porto Alegre
Editora da Ulbra leva seis lançamentos para a 63ª Feira do Livro
Evento acontece entre 1ª e 19 de novembro na Praça da Alfândega
Entre os próximos dias 1ª e 19 de novembro, a Editora da Ulbra marcará presença na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na banca 54, localizada na rua 7 de Setembro, na Praça da Alfândega, a Universidade disponibilizará cerca de 250 títulos do seu catálogo em diversas áreas do conhecimento, além de livros da EAD, com preços que partem de R$ 5. Nesta edição, a Editora da Ulbra levará para a Feira seis lançamentos, que têm sessões de autógrafos programadas.
Os títulos são: Enciclopédia dos minerais no Brasil: fosfatos, arsenatos e vanadatos, de Paulo César Pereira das Neves e Daniel Atencio; Estudo bíblico: orientações teóricas e dicas práticas de preparo, de Anselmo Ernesto Graff, em coedição com a editoria Concórdia; O contexto histórico das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX, de Malcus Cassiano Kuhn e Arno Bayer; A pequena chave dourada, de Emília Loiva Soares e João Soares; Partilhar: multiplicando ideias que podem transformar o mundo, organizado por Maximiliano Wolfgramm Silva; e Memórias de José Joaquim dos Santos Ferreira (1838-1973), de Israel Tavares Boff.
Além dos lançamentos, a editora promove a palestra Gutemberg, Lutero e a Reforma: 500 anos em leitura, com o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Rieth, no dia 7 de novembro, às 18h30min, na sala Leste do Santander Cultural. De acordo com o diretor da Editora, Astomiro Romais, já é tradicional a participação da Universidade no evento. "Esse é um momento especial, de dialogar com o público e cumprir nosso papel de fomentar o conhecimento", destacou.
Parceria com o Design -- Nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, a banca da Editora da Ulbra ganhou um toque especial. Acadêmicos que integram o Núcleo de Design da Ulbra foram os responsáveis por fazer uma intervenção artística na estrutura. A parte externa foi pintada de tinta preta fosca e ganhou desenhos de livros e frases do universo literário. O grupo também foi responsável pelo desenvolvimento das capas de dois dos seis novos títulos da editora: Estudo bíblico: orientações teóricas e dicas práticas de preparo e O contexto histórico das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX.
A capa da coleção Enciclopédia dos minerais do Brasil, que tem o lançamento do 5º volume nesta feira, tem desde o início a assinatura do professor do Design, Cid D'Ávila. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Luiza Fontanella, essa foi a primeira de outras parceiras que o curso quer fazer com a editora. "Contamos com a participação de acadêmicos voluntários para a produção dessas peças", comentou a docente.
Confira detalhes sobre os lançamentos
Enciclopédia dos minerais do Brasil: fosfatos, arsenatos e vanadatos
Autores: Paulo César Pereira das Neves e Daniel Atencio
Sessão de autógrafos: 4/11, às 19h30min, Praça de Autógrafos
Enciclopédia dos Minerais do Brasil, que tem o apoio da FAPESP, é uma síntese dos minerais do nosso país. A coleção é abrangente e inclui a caracterização das principais propriedades dos minerais, como, por exemplo, suas propriedades físicas, cristalográficas e químicas, além de suas associações e das rochas em que se formaram. O quinto volume demonstra o mesmo cuidadoso trabalho de pesquisa e a mesma boa qualidade gráfica dos anteriores. Os autores dão atenção ao registro da localidade-tipo e do repositório da amostra-tipo, informações raramente presentes em livros de Mineralogia. Por fim, destaque-se a regularidade com que os vários volumes vêm sendo publicados, outra demonstração do trabalho sério e dedicado de seus autores.
Estudo Bíblico: orientações teóricas e dicas práticas de preparo
Autor: Anselmo Ernesto Graff, em coedição com a Editora Concórdia
Sessão de autógrafos: 7/11, às 19h30min, Praça de Autógrafos
Estudo Bíblico: orientações teóricas e dicas práticas de preparo tem a capacidade de abrir janelas com vista ampla para todas as belezas e lições do texto sagrado. Obra oportuna a quem -- especializado ou não -- quer habilitar-se, compreender nuances e mergulhar na profusão de riquezas e ensinos que a Bíblia oferece. E saber, pelas dicas apresentadas, como repartir esses conteúdos em grupos de estudo.
O contexto histórico das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX
Autores: Malcus Cassiano Kuhn e Arno Bayer
Sessão de autógrafos: 7/11, às 19h30min, Praça de Autógrafos
Ao se abordar o contexto histórico das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX, a obra apresenta os principais aspectos da formação educativa do luteranismo missuriano: sua constituição histórica no Rio Grande do Sul, a formação dos professores, o material didático para as escolas paroquiais e os reflexos da Campanha de Nacionalização do Ensino. Um resgate que permite ver e compreender fatia importante e representativa da educação no sul do Brasil.
A pequena chave dourada
Autores: Emília Loiva Soares e João Soares
Sessão de autógrafos: 14/11, às 14h30min, Praça de Autógrafos
Uma história infantil de fantasia sobre um idoso, um elfo, uma chave e um segredo, para ser lida ao pé da cama para filhos e netos. O livro nasce quando os autores, o pai João e a filha Emília, de 8 anos, fazem o caminho da escola diariamente, enquanto a mãe está acamada, com câncer. Para superar a tristeza, vão inventando histórias pelo caminho, registradas ao chegar em casa e lidas para a mãe. O livro, que trata de vínculos afetivos, é uma homenagem à esposa e mãe, Ana Soares, falecida em maio de 2016.
Partilhar: multiplicando ideias que podem transformar o mundo
Organizador: Maximiliano Wolfgramm Silva
Sessão de autógrafos: 14/11, às 14h30min, Praça de Autógrafos
De jovens para jovens, a escrita reúne autores espalhados por distintos pontos do país, formando uma rede tecida por um objetivo comum: salientar, exaltar e fazer refletir sobre as virtudes necessárias e fundamentais ao convívio humano, mesclando, em cada texto, a motivação para uma sadia relação com Deus. Baseados nos "dons do espírito" encontrados no texto bíblico de Gálatas, procuram deixar um recado de esperança, propor uma cultura de paz e reforçar atitudes de amor.
Memórias de José Joaquim dos Santos Ferreira
Autor: Israel Tavares Boff
Sessão de Autógrafos: 16/11, às 19h30min, Praça de Autógrafos
De grande valor histórico para Canoas, o caderno de anotações de José Joaquim dos Santos Ferreira é o documento manuscrito mais antigo em salvaguarda pelo Arquivo Histórico Municipal da cidade. A transcrição das memórias de Santos Ferreira, além de atrair pesquisadores que desejam balizar seus estudos nessa perspectiva, visa facilitar a compreensão e promover seu acesso aos canoenses que desejam conhecer suas origens, seus personagens e sua vida.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
14
NOVNeste sábado, dia 16 Coordenadora do Ulbrati autografa na Feira do Livro de Porto Alegre -
13
NOVDia 15 de outubro Editora da Ulbra lança obras em parceria com o Conselho de Arquitetura -
08
NOVEnciclopédia dos Minerais Ulbra inicia período de lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre -
04
NOVCultura Editora Ulbra participa da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras