Curso de Veterinária
Calendário sensibiliza sobre cuidado com os animais
Idealizadores buscam apoio para impressão dos calendários
A cadela Bela e cachorro Cordinha são dois dos protagonistas de uma linda história que tem como foco o amor e cuidado aos animais. Eles fazem parte de um projeto desenvolvido pelo professor Renato Pulz, do curso de Veterinária da Ulbra Canoas, que pretende, através da comercialização de um calendário, arrecadar verbas para serem entregues em instituições ou para pessoas que cuidam de animais abandonados ou em situação de risco. Além disso, objetiva o encontro de um lar para cães e gatos que foram abandonados pelos donos no Hospital Veterinário da Ulbra ou deixados de forma inconsequente no campus.
As fotos para o calendário já estão sendo produzidas. As imagens mostram alguns dos animais que vivem no campus Canoas, acompanhados de alunas do curso de Medicina Veterinária. Ana Carolina Haselein, estudante do 6º semestre, não pensou duas vezes para embarcar nesta aventura pelo bem dos animais. Ela e sua companheira de estúdio, a cadela Bela, enfrentaram o nervosismo para encarar as lentes do professor e fotógrafo, Fernando Pires. "Não sou modelo profissional, mas topei o desafio pela causa animal", contou a jovem.
As fortes luzes do estúdio e a movimentação dos produtores não intimidaram Cordinha. O cachorro posou para as fotos ao lado da estudante Juliana Nunes, que cursa o 5º semestre, e do cãozinho Filhote, o mais novinho dos modelos. Cordinha fez carão, ficou parado nas poses solicitadas e ainda fez questão de tirar fotos sozinho. Filhote sentiu-se tão relaxado que cochilou no colo de Juliana.
Também participaram da sessão de fotos a aluna Juliana Dariva, a cadelinha Pipoca e o cachorro Zig, que foram adotados por ela. Juliana, que é uma das organizadoras do projeto, conta que muitos dos animais possuem alguma deficiência, como é o caso do Filhote, que foi abandonado com o olho pendurado, e Zig, que foi abandonado após um grave acidente que resultou na amputação de uma das patas. "Queremos com este calendário ajudar pessoas que cuidam dos animais. Não adianta só ter pena dos bichinhos. É preciso ação. E é isso que queremos", enfatiza Juliana. Diz ainda que esta será uma forma de alertar para a posse responsável, bem como o trabalho que veterinários desenvolvem para salvar animais em situação de risco.
Busca de apoiadores
Jualia Dariva ressalta que todo o processo só está sendo possível a partir de ações voluntárias de pessoas de dentro e fora da Universidade. "Todo o trabalho é voluntário. Modelos, fotógrafo, cabelo, maquiagem. Tudo foi possível a partir do envolvimento de diferentes colaboradores que, em comum, têm o carinho e o amor pelos animais e que decidiram fazer a diferença."
Os alunos pretendem encontrar novos apoiadores para agilizar a impressão dos calendários. O número de exemplares ainda não foi definido, mas a intenção é que a comercialização inicie entre os meses de outubro e novembro. Empresas ou pessoas que tiverem interesse em participar desta rede do bem podem entrar em contato com a secretaria do curso no telefone (51) 3477-9284.
Para as sessões de fotos, as alunas de Veterinária doaram o uso de sua imagem e o tempo para fazê-las. A maquiagem foi feita pelas alunas do curso de Estética da Ulbra. Os penteados, pela equipe do Salão de Beleza Cor & Corte, a preparação dos animais, com banho e tosa, pelo Spazio Animale e as fotos, pelo Núcleo de Produção Audiovisual da Ulbra. Diversos estudantes da Veterinária também se dispuseram a acompanhar as sessões, cuidando dos cachorros e gatos e orientando-os durante as fotos.
Laira Souza
Jornalista - MTb. 11.610
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra