Museu de Ciências
Alexandre Uarth Christoff
Contribuição para a ciência
Após a descoberta e o registro de duas espécies de roedores, o Akodon paranaensis e o Phyllomys sulinus, o responsável técnico do Museu de Ciências Naturais da ULBRA, professor Alexandre Uarth Christoff, está prestes a protocolar outras duas espécies de roedores ainda desconhecidas do mundo científico.
O especialista possui 33 artigos publicados em periódicos científicos e assina seis livros com temas sobre diversidade de roedores e a conservação, tendo como ênfase roedores sigmodontíneos (grupo de roedores que tiveram sua origem na América do Sul), e publicações sobre espécies ameaçadas de extinção no estado. Sua principal linha de pesquisa relaciona-se a Sistemática e Evolução de Mamíferos Neotropicais: Ênfase - Roedores e Marsupiais. Ainda atua como pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e como revisor científico de periódicos importantes onde são publicados artigos sobre mamíferos.
Doutor em Ciências Biológicas e com mais de 30 anos dedicados à pesquisa, Christoff foi uma das personalidades convidadas pela Comissão de Reavaliação da Lista Vermelha a participar da avaliação da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul. À convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o professor integrou o estudo nacional. Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. É responsabilidade do instituto, ainda, fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.
O Museu de Ciências Naturais da ULBRA tem grande riqueza em número de espécies. Em seu acervo, didático e científico, encontram-se representantes da fauna encontrada em todo o território brasileiro, incluindo vertebrados e invertebrados, um herbário, fósseis, material arqueológico e geológico, destacando-se importantes espécies minerais. Esse acervo é fonte de projetos de pesquisa, de distintas ações extensão e de ensino. Pilares que balizam as ações de nossa Universidade.
ACS ULBRA: Caren Moraes/Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras