Oficia de Dança Flamenca
Apresentação: A oficina de dança flamenca pretende despertar nos alunos o interesse por este tipo de expressão artística. As aulas se baseiam na técnica tradicional de dança flamenca, que é originaria da Andaluzia, região localizada ao sul da Espanha. Durante as aulas, os alunos aprendem noções de ritmos flamencos, bem como passos básicos do sapateado e combinações possíveis entre eles. Os participantes entram em contato com a cultura flamenca ao mesmo tempo em que melhoram a autoestima ao descobrirem novas possibilidades de movimentação corporal.
Objetivos:
a) Despertar interesse pela dança e cultura flamenca e espanhola.
b) Favorecer o fortalecimento da autoestima dos participantes.
c) Estimular o conhecimento corporal de cada individuo através dos movimentos corporais e da tomada de conscientização do potencial comunicativo e de mobilidade do corpo.
Público Alvo: Acadêmicos da ULBRA e demais interessados.
Conteúdo programático: As aulas de dança flamenca são orientadas diretamente pela oficina que demonstra os passos e gestos a serem executados pelos alunos. As aulas começam com sequências de exercícios para os braços. Segue-se um leve alongamento e em seguida começam os exercícios específicos de sapateado. A aula termina com curtas sequências coreográficas. Antes de dispersão dos alunos, a oficina realizara mais alguns exercícios de alongamento que devem ser executados pelos alunos. As aulas são realizadas ao som da música flamenca gravada. Durante as aulas, a professora conta um pouco da história da flamenca, mostrando passos básicos e movimentos de braços. Durante as aulas são apresentados aos alunos por meio de musicas e vídeos os diversos ritmos do flamenco, como tangos, boleiras, farruscas, soleás e outros.
Pré-requisito:
* Trazer sapato com salto de madeira de no mínimo 3 cm e máximo 7cm ou tênis (Não pode ser plataforma, bico fino ou aberto nos dedos e calcanhar).
* Roupas leves, próprias para atividades físicas.
Ministrante:
Prof ª Graziela Silveira - É Jornalista graduada pela Unisinos em 2002, formada em Ballet clássicos pela fundação cultural de canoas em 1999 e integrantes, desde2003, da Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz. É professora de flamenco na Escola de Dança Tablado Andaluz em porto alegre desde 2006, da Escola de Dança LA Tablado em canoas desde 2010 e do estúdio de Danças Juliana Lorenzoni em Novo Hamburgo desde março de 2015. Graduada pelo curso superior de Tecnólogo em Dança da Ulbra em 2007 é bailarina da Geda Cia de Dança contemporânea a partir do mesmo ano. Foi indicada ao prêmio Açorianos de Melhor Bailarina de 2011 pelo espetáculo Cem metros de Valsa e um grama e ao Prêmio Açorianos de Destaque em flamenco em 2014.
Mais informações aqui Inscrições encerradasRegistre interesse na próxima turma
Mais vantagens para você
- Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
- Educação continuada na sua formação
- Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos